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Como colocar a minha página nos primeiros resultados de busca do google? Com SEO!

Conteúdo Mariana Blauth | Texto da Giulia Silvestre


Não tá sabendo como otimizar o seu site ou blog para aparecer mais no topo das buscas no Google ou em outras ferramentas de pesquisa?


Já experimentou utilizar SEO? Que que é isso, Plural?


Calma, a gente vai te explicar!

E pra isso, convidamos a Mariana Blauth, jornalista e pós-graduanda em produção e gestão de conteúdos digitais, para explicar pra gente o que é SEO e como começar a usar.

Afinal, ela é criadora de conteúdo independente e utiliza as estratégias de SEO nos seus textos e já percebeu que trata-se de um braço importante de uma estratégia de marketing digital.


Afinal, o que é SEO?

Traduzindo a expressão, SEO é a otimização para mecanismos de buscas, como o Google. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias de produção de conteúdo para sites e blog que tem como objetivo levar aquele conteúdos pras primeiras colocações nas páginas de busca do Google.


São técnicas para lidar com os algoritmos do Google, que são os robozinhos responsáveis por indexar as buscas e nos mostrar a lista de links quando a gente faz uma busca. O objetivo, então, é levar o site para as primeiras colocações.


E por que é importante?

É importante porque ali é que a empresa tem a oportunidade de ter contato com o consumidor, gerar consciência de marca, de ser uma autoridade na área, de ser uma referência e transformar o usuário, por meio de conteúdo, em cliente.


E como eu utilizo?

É, de fato, difícil de entender como funcionam os algoritmos porque eles são cada vez mais complexos e inteligentes.

Mas alguns guias servem como norteadores para ajudar a produzir um conteúdo legal e que seja efetivo.


5 DICAS DE SEO PARA INICIANTES


1 - Responda a uma dúvida do usuário

Produza um conteúdo que ajude o usuário, que responda uma dúvida dele.

Por exemplo, eu vou pesquisar no Google “o que é SEO?”. Tecnicamente, o primeiro link que vai aparecer pra mim é o link que os algoritmos do Google consideraram mais relevante para responder a minha dúvida, e é assim que funciona.

O conteúdo precisa girar em torno da palavra-chave que o usuário digitou no campo de busca do Google e precisa responder o que ele está buscando.


E como fazer isso?

Mapeando palavras-chave que são relevantes para o segmento.

E algumas ferramentas grátis podem ajudar a buscar por elas e entender como elas estão sendo usadas pelos usuários, como Google Trends e as pesquisas relacionadas do Google.

Por ali, já dá para tirar várias dúvidas e encontrar inspiração.


2- Use fontes confiáveis no conteúdo

pr dar autoridade, é mt valido trazer dados de éqsuisas, entervistas de profissionais que se destacam na area, citações de livros. na tem problea fazer ess tipo de ciacao desde que coloque a fonte e o link pra fonte origianl.

ajuda a construir autoridade e dar relevancia pro conteudi


3 - O conteúdo precisa ter qualidade e ser original

Os algoritmos penalizam conteúdos que são ‘ctrl c’ + ‘ctrl v’ e não têm qualidade.

Sabe a expressão “conteúdo é rei”?

Então, no SEO é verdade, tem muita técnica por trás, mas se o conteúdo tiver qualidade, nenhuma delas vai funcionar.


4- Feijão com arroz

Faça o básico: escreva com português impecável, tenha domínio da linguagem e utilize parágrafos curtos.

Por quê?

Justamente porque a busca é feita majoritariamente por smartphone e, se o usuário que chegar no seu texto se deparar com um grande bloco, ele vai sair do link e encontrar outro.

Assim facilita a leitura nos aparelhos móveis e, claro, o site tem que ser responsivo, ou seja, tem que se adaptar ao tamanho de tela que a pessoa está usando.


5- Estude muito

Porque SEO é muito complexo. Afinal, os algoritmos são difíceis e estão sempre mudando, tornando-se mais inteligentes.

Se informe em blogs que são referências na área, em livros, faça curso online, tudo é importante pro seu crescimento e aprendizado. O próprio blog do Google tem alguns conteúdos de orientação para estratégia de SEO para quem começar.

Estudar muito e estudar sempre é fundamental para quem trabalha com SEO e para quem escreve para site e blog.


E, aí?

Convencemos você a utilizar SEO no seu site ou blog?

Conta pra gente!

E se quiser trocar uma ideia com a Mariana, chama ela lá no Instagram @marianablauth.

Ou fala com a Plural: @weare.plural


Beijos!


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