Buscar
  • oiplural

Empreendedorismo com Propósito

Conteúdo Greta Paz | Texto da Giulia Silvestre


Quando nós começamos a Plural, após um esgotamento do ambiente corporativo, entendemos que deveríamos, sim, colocar o nosso propósito dentro do porquê da empresa.


É por isso que hoje trabalhamos junto com a diversidade. Nos anos de eventos e de comunicação, cansamos de produzir conteúdos sem representatividade. E na Plural queremos ter autonomia para mudar isso e produzir uma comunicação que seja para todos.


Ah, e a intenção desse texto é também tornar o conteúdo acessível para deficientes auditivos. Assim, sempre trazemos as dicas que vierem em vídeos dos convidados para o formato de texto no site.


Mas esse é o nosso propósito. E você? Já sabe o seu?


Pensando em ajudar quem tá pensando em empreender ou quem já empreende, mas agora tá querendo colocar seu propósito nisso, convidamos a Greta Paz para trazer algumas dicas. A Greta, além de ter figurar na lista Under30 da Forbes, é CEO da Eyxo, uma empresa que trabalha com experiência de conteúdo para grandes marcas como 99, Stihl e Banco 24h. Para quem quiser acompanhar, o Instagram dela é @gretapaz. Além disso tudo, ela também é Youtuber! No canal Faz de Propósito, ela traz dicas como essas para você fazer uma imersão no tema de empreendedorismo com propósito.


DICAS DA GRETA PAZ


Eu sempre começo com livros porque amo ler e com certeza os livros me inspiram muito no negócio e em tudo que eu vou fazer.

O primeiro livro e que eu sempre trago é:


Lições de um empresário rebelde, do Yvon Chouinard.

Ele é fundador da Patagônia, uma marca extremamente inspiradora e o livro, com certeza, vai trazer muitas lições e aprendizados para vocês. Empreender começando certo é muito mais fácil do que corrigir a rota depois.


Para quem tá ainda um pouco em dúvida, inclusive nesse momento de pandemia que a gente tá em casa tendo milhares de reflexões, também sugiro o livro:

333 páginas para tirar o seu projeto do papel, do Daniel Larusso, Gabriel Gomes e Luciano Braga.

O Faz de Propósito, meu canal no Youtube e que fala de empreendedorismo, surgiu a partir das motivações criadas com esse livro. É um livro de ir preenchendo e você vai ficando cada vez mais inspirado.

{Nota da Gi, da Plural: gente, eu tenho esse livro e realmente é incrível! Muitos dos meus projetos vieram por inspirações a partir dele.}


Outra dica, que a Greta tem em inglês, é:

A Ecologia do Comércio: uma declaração de sustentabilidade, por Paul Hawken.

Enfim, essas três dicas são muito legais para quem tá pensando em empreender e ainda não sabe muito como colocar o seu talento a favor da sociedade.


Mais uma dica é a newsletter The Brief, inspira muito em termos de negócios e me deixa atualizada no mundo de Startup que é muito desafiador.

{Mais uma nota da Gi, da Plural: quando a Greta nos enviou esse vídeo, eu prontamente fui correndo assinar o The Brief e estou adorando. Eles enviaram diariamente uma newsletter com conteúdos resumidos e relevantes. Bom para quem não tem muito tempo para se manter informado.}

Para quem quiser assinar: https://www.thebrief.com.br/


E a maior e mais preciosa dica é conhecer o Sistema B.


Não sei se vocês já conhecem, mas eu demorei um pouco para conhecer e depois foi super esclarecer. O Sistema B é uma organização mundial de empreendedores e empresários que se certificam como empresas que ressignificam sucesso na economia. Então todo mundo pode entender o seu negócio a partir de uma perspectiva mais sustentável através de um questionário que é preenchido (são mais de 100 perguntas), e que depois podem ser auditadas se você desejar se certificar. Ou não, o preenchimento pode ser feito apenas como diagnóstico, já que é gratuito.

Então empreendedores que querem fazer um negócio que tenha um impacto, que deixe mais para a sociedade do que aquilo que tira, podem conhecer o Sistema B, aplicar o questionário e isso vai abrir a mente de uma maneira incrível.


Afinal, tem coisas que a gente entende como sustentabilidade, mas a gente, por meio do questionário, descobre que existem outras maneiras de trazer o empreendedorismo de uma forma bem relevante.

A gente tem muita informação da mídia sobre as questões ambientais, mas existem várias outras questões de governança, trabalhadores, clientes, que a gente pode utilizar para fazer uma empresa com um impacto positivo, e eu adoro falar que as empresas nascem de um contrato social, isso é muito forte e a gente não costuma parar para pensar.

Nesse momento, a gente tá falando pra sociedade aquilo que a gente vai entregar para ela.


Então é muito relevante que todo mundo que tá pensando em empreender e quer fazer isso com impacto positivo esteja meio imerso nesse universo incrível que existe no empreendedorismo.


E aí? Curtiram as dicas?

Você já empreende? E já empreende com propósito?

Conta pra gente por aqui ou pelo nosso Instagram: @weare.plural. Ah, e o vídeo com essas dicas você confere lá no nosso perfil também.


Até a próxima!

Beijos da Plural


12 visualizações

51 99580.9020

©2020 por PLURAL. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now