Buscar
  • oiplural

Networking X Pandemia do Coronavírus: Dá para conciliar?

Conteúdo Rafael Martins | Texto da Giulia Silvestre

Já antecipo: dá sim.


Mas antes, vamos nos apresentar!

Olá, pessoal. Tudo bem?

Aqui quem fala é a Giulia, uma das fundadoras da Plural. Estamos começando uma série super legal de vídeos com convidados e profissionais que admiramos. Eles fazem parte da nossa Rede Plural e conectamos com nossos negócios e clientes sempre que der match.


A intenção desse texto é também tornar o conteúdo acessível para deficientes auditivos. Assim, sempre trazemos as dicas que vierem em vídeos dos convidados para o formato de texto no site.


O convidado para o primeiro vídeo é o Rafael Martins, CEO e cofundador do Share, uma plataforma de educação em comunicação. E ele preparou 3 dicas para networking em tempos de pandemia que estão funcionando para ele e para a empresa. Na Plural, acreditamos que preservar e cultivar relacionamentos é essencial para qualquer negócio. No nosso Instagram, @weare.plural, você confere conteúdos sobre comunicação e constantemente também falamos de relacionamento.


Agora sim: é muito importante conciliar as relações, sejam elas profissionais ou pessoais, com o contexto em que vivemos hoje: a pandemia do coronavírus. O networking em tempos de Covid-19 vale tanto para quem está em busca de uma recolocação no mercado, quanto para o colaborador de uma empresa, o dono, o CEO. Todos que se relacionam com pessoas de alguma forma durante sua atividade profissional e de trabalho podem, sim, se beneficiar com essas dicas:


DICAS DE NETWORKING EM TEMPOS DE PANDEMIA - por Rafael Martins.


Entender o momento atual e o momento das pessoas

Compreender o contexto é essencial. Estamos passando todos pela mesma pandemia do coronavírus, mas não temos os mesmos recursos, nem as mesmas condições. Por isso, talvez algum contato que você tenha no seu negócio esteja passando por mais dificuldade do que outro. Por isso é importante que, ao abordar para marcar uma reunião ou algo semelhante, buscar analisar previamente como está essa empresa: pelo que ela está passando, quais os desafios que está enfrentando. É possível, sim, fazer networking nesse período, mas é necessário compreender o contexto em que a pessoa está inserida e descobrir a melhor forma de abordar e chegar na pessoa.


Se coloque à disposição

Essa é uma dica de ouro para sempre, não somente no período de pandemia. Vale muito também para depois, quando começarmos a retomada das atividades presenciais. A melhor forma de construirmos relações duradouras comerciais é a sempre tentarmos ajudar antes de receber. É sobre se colocar à disposição. O Share, por exemplo, reuniu os parceiros comerciais para entender como estava a situação deles e de que forma o Share poderia auxiliar, seja com curso, com palestras, com conteúdos. Assim, ajuda no desenvolvimento dos colaboradores e também capacita sobre a comunicação nesse momento. O parceiro, dessa forma, sabe que pode contar contigo. Mesmo que ele já saiba, que isso seja óbvio, é importante relembrar e retomar.


Ofereça algo útil e de valor

Quando falamos de networking, é importante entendermos que, quando estamos dispostos a fazer algum projeto com alguém ou com alguma empresa, essa empresa ou pessoa também estará disposta a fazer algo por nós. Isso fortalece o relacionamento e promova o networking, simplesmente pelo contato e pela abertura. É importante, claro, mapear antes o cenário da empresa para entender como você pode ser útil.

E partindo do exemplo do Share: durante a pandemia do Coronavírus, eles perceberam que muitas empresas e pessoas estavam falando de saúde mental. Logo, montaram uma palestra de uma hora com um médico psiquiatra e ofereceram para as empresas parceiras do Share. E isso é também sobre networking, é sobre manter os contatos ativos com relevância. Essas empresas ficaram muito felizes por receberem isso do Share e entenderam que havia uma preocupação envolvida além de apenas negócios. E com certeza esse é um momento único pra gente reforçar e ter relações cada vez mais duradouras com empresas e com pessoas.


Ele tá certíssimo, né?

E aí, pessoal? Curtiram as dicas? Conta pra gente se você tá aplicando elas e se tem mais alguma dica pra dividir.

Estamos juntes!

Beijos da Plural.


2 visualizações

51 99580.9020

©2020 por PLURAL. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now